LABORATÓRIO

HOME


Eng.ª Rosa Alzira Ferreira (à esquerda), Dr. Jorge Leitão Santos e Dra. Gizela Santos (à direita)

Apresentação do Laboratório de Análises Clínicas Dr. J. Leitão Santos.

O Laboratório de Análises Clínicas Dr. J. Leitão Santos, Lda. tem o início remoto em 1977, quando o seu fundador, Dr. Jorge Leitão Santos, regista o seu título de Especialista em Análises Clínicas no Colégio de Especialidades da Ordem dos Farmacêuticos (dando continuidade ao projecto iniciado nesta área em 1971, em Luanda).

Instala-se na Póvoa de Santa Iria, estabelece acordos com os Serviços Médicos Sociais e na área da Medicina do Trabalho, obtém a confiança de empresas como a actual Solvay Portugal, OGMA, Mague, entre outras, bem como de muitos Médicos naquela zona.

Em 1980 instala-se definitivamente em Alverca, onde ainda hoje permanece a sede da Empresa e, nesse mesmo ano, forma em Rio Maior uma Sociedade designada Diagnolab - Laboratório de Diagnóstico e Análises Clínicas, alargando de modo significativo a área geográfica de intervenção.

Em 1986 associa-se à Eng.ª Rosa Alzira Ferreira, que há muito se identificava com o exercício profissional do seu marido, constituindo uma Sociedade por quotas.

A qualidade do trabalho realizado tornara o seu nome reconhecido nas regiões onde se foi instalando, o que legitimou o seu desejo de estender os serviços a outras localidades. Em 1989 adquire a Labodiag – Olga Pereira – Laboratório de Análises Clínicas, em Vila Franca de Xira, e em 1996 faz nova aquisição na Bobadela, do Laboratório de Análises Clínicas Dra. Mª Antonieta da Cruz Sampaio.

Neste percurso são abertas algumas Unidades de Colheitas, dando assim corpo aquilo que é hoje um conjunto de várias unidades de trabalho espalhadas pelos concelhos limítrofes.

Em 2000, a Eng.ª Rosa Alzira Ferreira, assume a Direcção Administrativa e Gestão, passando o Dr. Leitão Santos a dedicar-se à Direcção Técnica.

Em 2002, a Dr.ª Gizela Santos, filha de ambos, integra os Quadros da Empresa, empenhando-se sobretudo no complexo e exigente processo de Certificação do Laboratório, sendo que o sistema de gestão da qualidade tem sido rigoroso e continuadamente optimizado até ao presente. Uma aposta na melhoria contínua.

Mais recentemente, em 2009, foi iniciada uma renovação das instalações de Alverca, sede da Empresa, de forma a dar maior unidade e funcionalidade ao espaço (garantindo a excelência dos serviços prestados), modernizar os equipamentos e meios de diagnóstico e incrementar o bem-estar de todos os colaboradores.

A dar suporte e consistência técnica a toda esta já significativa estrutura existe uma eficaz rede de interligação entre todas as unidades e a aplicação dos princípios que sempre foram a base do seu êxito: a actualização permanente de equipamentos e meios de diagnóstico de alta tecnologia, Quadro Técnico qualificado em todas as áreas de acção (que continuadamente participa em acções de formação internas e externas), e um controlo da qualidade rigoroso, quer interno, quer externo, com recurso a entidades altamente qualificadas em Portugal e no estrangeiro.

Entre 2013 e 2015 para maior e melhor funcionalidade da empresa Mãe, os Laboratórios Labodiag e Dra. Antonieta Sampaio foram integrados no Laboratório de Análises Clínicas Dr. J. Leitão Santos, Lda., com sede na Praça Cova do Bicho, em Alverca do Ribatejo, Concelho de Vila Franca de Xira. Conta hoje com 39 anos de existência.

É certificado pela APCER em conformidade com a Norma NP EN ISO 9001 e as Normas para o Laboratório Clínico desde o ano 2003.

Dispõe de um Sistema de Gestão da Qualidade que inclui a realização de ensaios de Controlo da Qualidade Interno e Externo levado a cabo pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, pelo programa UK NEQAS e pelo RIQAS (United Kingdom), garantindo assim a fiabilidade dos seus resultados.

Tem Licença de Funcionamento nº 00072 L/2007 emitida pelo Ministério da Saúde.

Integra na sua equipa de trabalho 40 colaboradores altamente especializados nas diferentes áreas em que intervêm.

Em laboração desde 1977, é importante ainda referir o impacto em postos de trabalho indirecto, como empresas de contabilidade, informática, limpezas, obras, etc., na sua grande maioria sedeadas no concelho de Vila Franca de Xira.

Fornece serviços na área da Medicina no Trabalho a várias Empresas do Concelho, incluindo a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Este laboratório tem-se imposto nas zonas onde intervêm pela qualidade dos serviços prestados e apoio à Comunidade, sendo uma referência para a generalidade dos médicos prescritores e para a população em geral.

Em 2007, o laboratório recebeu da ADINE o Troféu de Longevidade – 30 anos.

Apesar da conjectura económica, progrediu de PME Líder para PME Excelência nos dois últimos anos, título este atribuído pelo IAPMEI.

A ousadia e empenho sempre demonstrados reflectem as convicções que nortearam a construção desta Empresa.
A coragem, visão e capacidade de iniciativa são os valores que fazem parte da cultura empresarial, que o Dr. Leitão Santos construiu e que a Dr.ª Gizela Santos irá consolidar e dar continuidade, com o apoio de todos os Colaboradores.



UMA EMPRESA É O CONJUNTO DE PESSOAS QUE A COMPÕEM


Missão e Valores

Efectuar os exames que contribuam para o diagnóstico, tratamento, monitorização ou prevenção de doenças humanas ou qualquer modificação do estado de equilíbrio fisiológico.

Qualidade:
Garantida por um conjunto de acções pré-estabelecidas e sistemáticas;

Qualidade:
Garantida pelo domínio da organização de todas as tarefas que levam à qualidade, abrangendo obrigatoriamente as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, assim como o Controlo da Qualidade Interno e a Avaliação Externa da Qualidade;

Qualidade:
Garantida pela transferibilidade dos resultados.